terça-feira, 25 de outubro de 2011

ufa...

Atualmente a vida é bem corrida, o trabalho nos consome muito tempo, para quem trabalha e estuda, a questão de administrar o tempo fica ainda mais complexa. É muito corrida a vida de quem depois do expediente ainda precisa estudar, seja estudo fundamental, médio ou  superior.
Acompanhamos um dia na rotina de Maria Luiza Mascarenhas, casada 33 anos, dois filhos, trabalhadora e estudante de pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo.
Ela acorda 05:40hs se arruma, ás 06:00hs acorda os dois filhos, põe os dois para escovar os dentes, se arrumar para a escola, tomar café e coloca-os na perua escolar às 06:25, corre para pegar o ônibus das 06:30hs para que chegue as 07:00hs no serviço. Trabalha das 07:00 às 16:00hs, seu trabalho é administrativo, muita responsabilidade, muitos detalhes que nunca podem passar desapercebidos, sem falar da chefe precisando dela o tempo todo.
Às 16:00 hs, sai do serviço e anda por quase 1,5 km para pegar ônibus e voltar para casa, quando o ônibus passa rápido chega em casa em torno das 16:30hs, fica um pouco com os filho, acompanha a lição de casa, descansa um pouco porque às 18:30hs precisa novamente pegar o ônibus para ir para a faculdade, desse no ponto final e ainda anda muito até chegar na escola. Isso tudo quando não ocorrem imprevistos, como o ônibus simplesmente não passar no horário, quando não tem transito parado(o que é raro) etc.
Então voltando a rotina de Ana Luiza,  as 23:20 ela chega em casa, já física e mentalmente cansada, tantos ônibus lotados, tanto dinheiro para pagar quatro conduções por dia, tantas caminhadas a pé, subidas e descidas, (a vida é cheia de altos e baixos para todo mundo), cai na cama e dorme para dali a pouco começar tudo de novo. Quase não tem tempo de colocar as atividades escolares em dia, leitura de livro, resenhas e resumos, elaboração de projetos, criação de seminários, ás vezes pensa em desistir, pois acha que não vai “dar conta”, mas seu cansaço não é suficiente para que no meio dessa agitação toda ela não consiga relembrar do que lhe motivou a estar ali, do que lhe toca o coração e dá ânimo para continuar sua caminhada, sua andança, em busca de seu objetivo. Ela quer fazer valer as horas em que abre mão de estar em casa com sua família, ela precisa fazer valer essas horas, mesmo cansada sabe que um dia essa correia vai passar. Então colherá os frutos de seu trabalho.
Tem dias em que está com o pescoço duro de tanto estresse, chega a estralar. É muita tensão concentrada, muitas atividades escolares, muita exigência, ela tem até medo de quando chegar a hora do tcc e do estágio. Mas como batalhadora que é, disse que chegará ao final porque tudo que ela começa ela termina, não é mulher de desistir .
Como diria o poeta Renato Russo, quem acredita sempre alcança.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário