segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aprende-se lendo HQ?

Por muito tempo as histórias em quadrinhos foram fortemente rotulados como cultura inútil, passatempo, etc,porém atualmente essa visão preconceituosa tem mudado. Hoje muitos professores usam esse recurso como ferramenta de alfabetização em suas aulas, pois ele trabalha leitura, escrita, e principalmente o interesse dos alunos por esse tipo de leitura, é um material é importante e significativo que constrói conhecimento à partir do lúdico.
Mas ainda assim há muitas escolas onde as hqs não são usadas como deveriam, ficando em segundo plano. Servindo apenas para passar o tempo de quem já terminou a lição e fica na ociosidade. É uma pena, pois este tipo de leitura além de desenvolver o gosto pela literatura possibilita ao aluno compreender conceitos significativos ao seu currículo escolar.
No Brasil Maurício de Sousa é referencia em HQ, com a Turma da Monica, mas há outros tipos de HQ, os mangás, no qual até Maurício de Sousa já aderiu, com a Turma da Monica Jovem. Então vamos dar espaço ao novo e adaptá-las ao nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário