segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ensino de História

O que tem acontecido com o ensino da história em nossas escolas?
A história, assim como todas as outras disciplinas tem sido "ensinada" de uma forma mecânica, descontextualizada, cansativa, cuja o único objetivo era decorar o texto para a prova.
Atualmente, há uma busca de novos "jeitos de ensinar", onde haja a construção do conhecimento, voltado para o contexto do aluno, onde este possa interagir com o professor. Uma abordagem histórica voltada ao diálogo com a diversidade sócio-cultural. Os PCNs sugerem que o ensino da história deva perpassar pelo contexto local, regional, nacional e global, voltado a construção da cidadania.
Mas porque aprendemos história de um jeito que não é o real, ou não a única realidade?
Para toda situação existem duas versões, dois lados da moeda, porém o que vimos na escola foi a história oficial que um determinado grupo decidiu que deveria entrar para a história, e a história real por onde anda?
Existem muitos fatos da história que nos foram apresentados como reais, os livros didáticos nos "empurram conteúdos" selecionados. E os outros fatos dentro de uma mesma situação, os heróis e fatos ocultos?
 Necessitamos romper com os silenciamentos aos quais nos foram impostos, aos quais estamos "acostumados" , isso se dá a partir do reconhecimento da identidade e do direito de voz dos silenciados.

Nivia/ Rosi




 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário