segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O grande criador...

imagem baseada no filme Tempos Modernos
Frederick Winslow Taylor, alegria dos patões e tristeza dos operários. Foi o precursor de um sistema de trabalho dentro das empresas que controla o a eficácia do trabalhador dentro de um determinado tempo padrão. Através de observações ele concluiu um tempo em que os trabalhadores conseguem cumprir suas tarefas. O cronômetro era seu principal aliado, em suas pesquisas e busca de trabalhadores eficientes, capazes de cumprir  metas sem desperdício de tempo e matéria prima.
Taylor ajudou o capitalismo a sair de uma crise, pois a partir da Revolução Industrial, as fábricas produziram em larga escala, eram produtos novos que facilitavam a vida das pessoas, assim era tudo vendido.
Em 1880 a mania de consumo diminui, os empresários lucravam menos, então precisaram cortar custos, diminui-se a mão de obra, e instalou-se o cronômetro do emprego. Só permanecia em seu emprego quem produzisse mais em menos tempo.
Ford, fabricação em série, foi o inventor da linha de produção que visava a fabricação de um determinado produto (carro), por vários trabalhadores, porém cada em um segmento com uma função específica, a produção em massa contínua. As principais características desse sistema eram a produção máxima em um período determinado, o capital investido teria uma rotatividade e retorno do investimento.
Com a instalação da linha de montagem, muitos trabalhadores abandonaram a empresa, afim de evitar mais evasão do trabalho Henry Ford, diminui a carga horária de 9 para 8 hs diárias e aumentou o salário para o dobro.
O pensamento de Ford passava por um viés de construção da classe média, pois ele baixou os preços de seus automóveis e aumentou o salário de seus funcionários,. Assim seus funcionários passaram a ser também seus clientes. Foi um marco positivo no que diz respeito a administração de empresas, a linha de produção se espalhou mundo a fora, é uma pena que o pagamento de salários motivadores também não tenham se espalhado pelo mundo.
A principal diferença ente taylorismo e fordismo é que para o taylorismo o importante era a produção máxima em um tempo mínimo sem se importar com a pessoa, no fordismo a produção também era importante, mas era desenvolvida de uma forma que ajudasse as pessoas, mesmo que fosse uma preocupação a bem do trabalho e de seu bom desenvolvimento era uma preocupação com o bem estar das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário